7 dicas de como criar um canal de sucesso no YouTube

Usaremos como exemplo o canal dos viajantes Los Estradeiros, que gentilmente cederam alguns materiais para criarmos esse post.

As possibilidades dentro da plataforma do YouTube são diversas. Atualmente a demanda vem crescendo cada vez mais, muitas pessoas falando sobre os mais diversos assuntos.

E como se destacar meio a tantos canais? Muitas vezes canais que falam sobre um tema semelhante ao seu.

Confira abaixo 7 dicas muito valiosas que irão te ajudar a alavancar seu canal:

 

DICA 01 – O NOME

Crie um nome para seu canal. Faça uma breve pesquisa antes de canais relacionados ao tema que você irá propor, faça algo original.

Nesse link você terá algumas dicas para criação do nome do seu canal.

 

DICA 02 – IDENTIDADE VISUAL

Crie sua identidade visual.

Defina um logo para sua marca, empresa, projeto, etc.

Crie algo simples, mas que conte a essência do seu projeto e, de alguma forma atraia o público.

Logo oficial do canal Los Estradeiros
Logo oficial do canal Los Estradeiros

Defina uma arte para a capa do canal.

A arte deve atender um formato que seja completamente visível tanto para quem acessa pelo computador quanto para quem acessa pelo celular.

O tamanho recomendado pelo YouTube é: 2560 x 1440 (Máximo de 6 MB)

Crie link com as demais redes sociais (Facebook, instagram, google +, site, entre outros)

Isso ajuda a aumentar sua rede de divulgação. Após a configuração, os link´s ficarão disponíveis na arte de capa do canal, como vocês podem visualizar abaixo.

Crie uma breve descrição do canal. A descrição deve conter a essência da sua proposta.

 

DICA 03 – A PORTA DE ENTRADA

Crie um vídeo rápido e objetivo que apresente a essência do seu projeto e, principalmente, que chame atenção das pessoas. Esse vídeo deve ficar fixado na página inicial do seu canal, para que os novos visitantes possam conhecer a proposta e sintam-se atraídos a ver mais do seu conteúdo.

 

DICA 04 – A CEREJA DO BOLO

Ao publicar um vídeo crie títulos que chamem a atenção do público, algo que se diferencie dos demais conteúdos relacionados ao seu.

Por exemplo, um vídeo sobre uma viagem de fusca de São Paulo ao Uruguai. O mais comum de se encontrar é algo como: “De São Paulo ao Uruguai de FUSCA”, ao invés disso porque não relacionar com algum acontecimento, experiência ou mesmo essência da viagem? como: “Dois AMIGOS e um FUSCA 1973 – Será que chegaram no URUGUAI?”

Lembre-se, o YouTube lhe fornece diversas ferramentas muito valiosas para uma boa comunicação com seu público, trabalhe seu título e relacione com alguma provocação na miniatura do vídeo, isso cativa as pessoas a querer saber do que se trata, ou curiosas em saber que fim deu determinada situação, entre muitas outras coisas. (como nos exemplos abaixo).

Ao publicar vídeos crie miniaturas para eles. Coloque imagens, palavras e frases que chamem a atenção do público para seu vídeo.

Use as hashtag´s, mas use com sabedoria. Faça a seguinte pergunta, “Quais as possíveis pesquisas que usuário pode fazer para chegar até meu vídeo?” use palavras chave relacionadas a essas possíveis pesquisas, isso aumenta a visibilidade do seu conteúdo.

Insira suas hashtag´s no campo “tags”. Você também pode colocar hashtag´s na descrição do vídeo, mas elas devem ficar no final da descrição. Não coloque mais do que três tags. Dessa forma suas tags irão aparecer acima do título do vídeo, desta forma:

 

DICA 05 – PLAYLIST´S

Crie playlist’s com seus vídeos, mas faça isso com vídeos que se relacionam entre si.

Veja o exemplo dessa série lançada pelo canal Los Estradeiros:

Os rapazes fizeram uma grande viagem de fusca pela Serra da Canastra, passando por diversas cidades e atrações da região, como a cidade de Capitólio, a cachoeira Casca D’anta, dormiram em camping’s, postos de gasolina e afins. Nessa aventura eles fizeram diversos registros, dando dicas dos lugares que passaram, mostrando um pouco da experiência que tiveram.

Todo o material captado foi usado na construção de uma série de 4 episódios da viagem. Esses episódios foram organizados em uma playlist.

As playlist’s servem para facilitar a visualização do usuário final e, induzir o telespectador a assistir cada vez mais seu conteúdo, pois em uma playlist quando um vídeo acaba em seguida começa outro vídeo seu, que estiver na sequência.

Veja como criar uma playlist

Além de séries, você também pode organizar suas playlist’s por assuntos, blocos semanais do canal, lugares, etc.

Exemplo: Você faz vídeos sobre customização de carros. Um dos temas mais abordados é como rebaixar carros. Cada dia você ensina a rebaixar um modelo de carro diferente. Nesse caso você pode fazer uma playlist com o tema “como rebaixar os mais diversos modelos de carro” e nela agrupar todos os vídeos em que você fala sobre o tema.

 

DICA 06 – FREQUÊNCIA DE PUBLICAÇÃO

Mantenha uma frequência de publicação de pelo menos um vídeo por semana, defina o dia da semana e horário da publicação e siga isso como regra.

Por exemplo: “Vídeos toda segunda-feira, às 19h”

 

DICA 07 – EXPANDIR É SEMPRE MELHOR

Não restrinja seu canal apenas a plataforma do YouTube, após publicar um vídeo busque outras redes sociais para divulgar seu conteúdo, seja Facebook, instagram, google +, grupos de WhatsApp / facebook relacionados ao tema de seus vídeos (pessoas que possam realmente se interessar pelo conteúdo, não perca tempo com grupos de divulgação). Pois isso é de extrema importância para o crescimento do seu projeto.

Para finalizar, a última dica, não menos importante. Tenha paciência, persista, trabalhe todos os dias no seu projeto, mantenha uma frequência e busque sempre o máximo de informação para estar sempre agregando.

Espero que tenha gostado do conteúdo e boa sorte com seu projeto.

Deixo aqui o link para o canal dos viajantes Los Estradeiros. Acompanhe as aventuras desses dois malucos, eles estão sempre viajando, as vezes de fusca, as vezes de moto e as vezes de bike.

Deixo também o link para a página do instagram deles.

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