Entenda o foco de uma câmera

Basicamente o foco pode ser definido por “Assunto em destaque na imagem” ou “Assunto com 100% de nitidez na imagem”. O foco é obtido quando os contornos estão bem definidos, os detalhes do assunto são claros e é fácil distinguir os elementos da composição.

Toda câmera tem seu ponto de foco, após posicionar o ponto no assunto desejado basta ajustar o foco, o mesmo pode ser ajustado manualmente (girando o anel da lente) ou automaticamente (pressionando levemente o botão de disparo).

Existem diferentes modos de foco, dentre eles estão:

– Foco único (AF-S): Modo recomendado para fotografias estáticas, pois a câmera só fará o foco uma vez (pressionando levemente o botão de disparo).
– Foco Continuo (AF-C): Modo recomendado para fotografias com movimento, fotos de evento, etc. Nesse modo a câmera fará o foco quantas vezes o assunto sair de foco até o momento do disparo (enquanto o botão de disparo estiver levemente pressionado).
– Foco Automático (AF-A): Nesse modo, a câmera irá decidir entre o foco único ou continuo, ela fará a leitura de seu assunto (se o mesmo está parado ou e movimento) para assim definir o melhor modo de foco para a situação.
– Foco Manual (MF): Nesse modo, geralmente ativado/desativado em um botão localizado na lente, o foco é feito manualmente (através do anel da lente). Recomendado para ambientes com muita predominância do branco ou de preto (que dificultam a leitura do foco pela câmera), ou em ambientes pouco iluminados.

Não deixe de acompanhar as novidades do blog.

Gostou do post? Quer saber mais sobre fotografia? Veja o post: O que são sensores de câmeras digitais?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *