O que são os sensores das câmeras digitais?

Basicamente o sensor digital é a evolução dos filmes nas maquinas analógicas. Assim como no processo analógico, os sensores são responsáveis por captar a luz e transforma-la em uma imagem.

Na dslr atrás da lente existe um espelho, atrás do espelho está a “cortina” do obturador, atrás dela está o sensor digital

Todas as câmeras digitais (seja ela de um celular, uma câmera compacta, uma GO PRO, uma DSLR, uma mirrorless, entre outros), usam um sensor digital para registrar suas imagens.
O sensor é basicamente um chip compacto que fica atrás da lente da câmera, acoplado na placa. Esse chip é composto por sensores individuais chamados de pixels, que são responsáveis por captar informações sobre o brilho e cor da luz que os atingem.

Uma câmera de 25mp (megapixels), por exemplo, tem 25 milhões de pixels em seu sensor. Sendo 5 mil pixels na horizontal, 5 mil pixels na vertical, multiplicando um pelo outro temos a área de 25 milhões de pixels. Quanto mais megapixels sua câmera tiver, maior será a qualidade da sua imagem.
Vale ressaltar que os megapixels não se referem ao tamanho da sua imagem, mais sim a quantidade de pixels existentes no espaço da imagem. Uma foto em FULL HD (1080 x 1920), por exemplo, pode ter 8mp, 12mp, 24mp.

    Tipos de sensores
    No mercado existem dois modelos de sensores:
    ▪️CMOS
    Tem melhor custo benefício e consomem menos energia. São mais fáceis de serem produzidos em tamanhos maiores. São mais utilizados em DSLR e aparelhos celulares.
    ▪️CCD
    São mais caros e mais complexos, consomem mais energia, porém trabalham melhor em baixas luzes. São mais utilizados em filmadoras e câmeras compactas.
  • Fator de corte
    Essa expressão está relacionada ao tamanho do sensor. No mercado existem dois principais tamanhos de sensor:
    ▪️Full Frame
    Esse tipo de sensor tem 36 x 24mm (o mesmo tamanho dos filmes das câmeras analógicas).
    ▪️APS-C (Cropado)
    Existem sensores cropados de diversos tamanhos (mais comuns 22 x 15mm), basicamente são sensores menores com um fator de corte na imagem, porem câmeras com esse tipo de sensor tem um melhor custo benefício em relação as Full Frame.
Diferentes tamanhos de sensores

Calculando o fator de corte
Se sua câmera DSLR ou Mirrorless tem um sensor APS-C é importante calcular o fator de corte antes de comprar uma lente para ela, para que a mesma atenda ao máximo suas necessidades e expectativas.
Em uma câmera com sensor APS-C, com uma lente 35mm você terá a visão aproximadamente de uma lente 55mm. Basta multiplicar o tamanho da lente (no caso 35mm) pelo fator de corte (que pode variar de marca para marca, por conta do tamanho do sensor). Em um sensor 22 x 15mm o fator de corte é 1,6. (Calculando 35mm x 1,6 = 56mm).

O recorte em vermelho representa a área de captação de uma câmera com sensor APS-C.

Câmeras Full Frame são recomendadas a fotógrafos que necessitam de uma maior qualidade de imagem em seus trabalhos ou para quem quer aproveitar ao máximo de lentes grande angular, aproveitando ao máximo seu ângulo de captação. Se você está começando na área, ou leva a fotografia como um hobbie ou ainda está procurando um melhor custo benefício escolha as câmeras cropadas.
Não deixe de acompanhar as novidades do blog. Até a próxima.

Se quer saber um pouco sobre ISO, velocidade e abertura clique aqui.

Um comentário em “O que são os sensores das câmeras digitais?

  1. Pingback: Entenda o foco de uma câmera - Enkino Filmes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *